recursos

ver também materiais apresentados aqui

Apresentações


Ligações


Dos Rios aos Oceanos [projeto]

"Dos Rios aos Oceanos: percursos entre muitas histórias" é um projeto pedagógico concebido e desenvolvido pela ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental - no âmbito de uma iniciativa da Comissão Europeia.

Os temas abordados nas diferentes ações incluem, entre outros, as alterações climáticas e a sustentabilidade energética; a biodiversidade e o equilíbrio ecológico dos meios aquáticos; os impactes da poluição dos rios, mares e oceanos; a redução, reutilização e reciclagem dos resíduos; os usos e costumes e as tradições; as manifestações culturais e artísticas; o património cultural e ambiental.

Entre as iniciativas do projeto destacam-se:

  • 1.ª conferência nacional infanto-juvenil pelo ambiente, cujo público-alvo são os alunos da educação pré-escolar e do ensino básico (5 de junho de 2014, no Parque Biológico de Gaia)
  • palestras e oficinas sobre água, rios, mares e oceanos , destinadas a alunos e à comunidade educativa em geral
  • atividades culturais e manifestações artísticas “riocEAnos em festa”, destinadas à comunidade em geral
  • formação de professores

O projeto prevê, ainda, três concursos:

  • Prémio Nacional de Curtas-Metragens Ambientais 
  • 1.ª Mostra Infantil de Humor Gráfico sobre Educação Ambiental 
  • Concurso de Fotografia de Natureza  
Para mais informações sobre o projeto, designadamente a forma de concorrer às diferentes atividades propostas, consulte: http://dosriosaosoceanos.altervista.org.

Kit didático sobre os ecossistemas ribeirinhos 

A Autarquia de Valongo lançou em janeiro de 2014 um kit didático sobre os ecossistemas ribeirinhos, direcionado para o 1.º e 2.º ciclos e composto por uma história e fichas complementares. Disponível aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário